| 30/07/2005 16h15min
Os tripulantes da Discovery detectaram hoje 25 deformações nas placas de proteção térmica da nave norte-americana. Os problemas foram constatados durante a primeira caminhada espacial de inspeção.
– Normalmente, durante o lançamento da nave e a volta costumam acontecer cerca de 145 deformações – explica uma nota da Nasa.
Considerando estes dados, o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia acrescentou que "é possível dizer que o número de deformações na estrutura da nave é bastante pequeno, e não representam nenhum perigo".
Dois astronautas da nave, o japonês Soichi Noguchi e o norte-americano Steve Robinson, observaram por mais de seis horas o estado da parte superior da estrutura externa da nave e seu revestimento térmico. Além disso, executaram uma simulação de reparação das placas de proteção térmica após algumas delas terem se soltado durante o lançamento da nave.
Para essa tarefa, os astronautas usaram um braço articulado de 30 metros em cuja ponta há uma câmera tridimensional que transmite à Terra imagens das placas de proteção térmica da nave, uma das principais "preocupações" da Nasa.
Os dois astronautas também restabeleceram a alimentação de um dos giroscópios estragados, vitais para a orientação e estabilidade da ISS. Caso não haja contratempos, a volta da Discovery à Terra está prevista para o dia 7 de agosto.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.