| 01/08/2005 14h40min
Os tripulantes da nave americana Discovery regressaram hoje ao ônibus espacial após concluir com sucesso a segunda caminhada espacial.
– O japonês Soichi Noguchi e o americano Steve Robinson foram capazes de cumprir a missão planejada, em particular a troca do equipamento que controla a orientação da Estação Espacial Internacional (ISS) – informou a Nasa.
Os dois astronautas, que abriram a escotilha da Discovery às 8h42min GMT (5h42min de Brasília), 28 minutos mais tarde do que a hora prevista, regressaram do espaço às 19h56min GMT, após mais de 7 horas de caminhada. Durante a operação, os tripulantes da nave desmontaram um dos quatro giroscópios que a ISS tem e que deixou de funcionar em 2002 e instalaram um novo no segmento americano da estação espacial.
Os giroscópios são instrumentos indispensáveis à orientação e à estabilidade do engenho espacial. A ISS precisa ter uma orientação adequada e estável com relação ao Sol para recarregar seus painéis de baterias solares, que, por sua vez, geram a energia elétrica necessária ao funcionamento de quase todos os sistemas a bordo. As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.