| 08/08/2005 17h09min
Um funcionário das Nações Unidas, que estaria envolvido em um caso de corrupção dentro do programa humanitário para o Iraque, foi detido pelas autoridades de Nova York.
Em entrevista coletiva, o chefe de pessoal da ONU, Marck Malloch Brown, disse que a ONU suspendeu a imunidade diplomática do funcionário Alexander Yakovlev, que, de acordo com as investigações de uma comissão independente, obteve pagamentos ilegais no valor de US$ 1 milhão.
A informação foi divulgada pouco depois de a Comissão acusar Yakovlev e o até poucos dias atrás diretor do programa humanitário Petróleo por Comida, Benon Sevan, de ter recebido suborno.
A Comissão também recomendou a suspensão da imunidade diplomática de Sevan, para que tanto ele como Yakovlev possam ser processados pela via criminal. Brown disse que o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, assim será feito, conforme tinha prometido.
As informações são da Agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.