| 09/08/2005 09h09min
Ao término de 14 dias de missão, o ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, aterrissou com sucesso na manhã de hoje na base Edwards da Força Aérea, no deserto californiano de Mojave. Após duas tentativas, o pouso no Cabo Canaveral (Flórida) foi descartado em função das condições meteorológicas desfavoráveis.
A comandante do Discovery, Eileen Collins, e o piloto James Kelly acionaram os motores de manobra às 8h06min (horário de Brasília), que funcionam durante dois minutos e 42 segundos para retirar a nave de órbita e colocá-la na inclinação correta para a volta à Terra. A nave tocou a pista de aterrissagem às 9h12min de Brasília, após 219 voltas ao redor da Terra.
– Parabéns por este vôo realmente espetacular – disse o controle de missão no Centro Espacial Johnson, de Houston (Texas), depois que a tripulação anunciou que a nave já tinha parado.
– Estamos muito felizes por retornar a casa – respondeu
Collins.
A nave chegou ao seu destino sem apresentar problemas, apesar das apreensões geradas por um problema ocorrido no lançamento. Fragmentos do tanque de combustível se soltaram, lembrando o mesmo episódio que ocorreu com o ônibus Columbia. O Discovery fez a primeira missão de uma nave espacial desde que em 1º de fevereiro de 2003 o Columbia se desintegrou quando retornava à Terra, causando a morte de seus sete astronautas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.