| 15/08/2005 13h44min
O lucro do Barcelona quase dobrou nas últimas duas temporadas, e a previsão é de que cresça ainda mais na próxima. A informação foi divulgada pelo próprio clube catalão. Na temporada 2002/03, os cofres do Barcelona registraram lucro de 123 milhões de euros. Na atual, esse número pulou para 240 milhões de euros, praticamente o dobro. Tais cifras colocam o clube no grupo das agremiações mais ricas do futebol europeu.
No período 2002/03, o Barcelona terminou a Liga Espanhola em sexto. Fora da Liga dos Campeões, teve de disputar a Copa da Uefa. Com a má campanha no torneio nacional, a equipe catalã passou a ocupar a 13ª colocação no ranking de clubes com maiores lucros. Com 123 milhões de euros, o Barça ficava atrás não apenas de clubes como Manchester United, Juventus, Milan e Real Madrid, mas também de Borussia Dortmund, Roma e Newcastle, que historicamente nunca haviam superado o clube catalão.
O Barcelona, atual campeão espanhol, conta com Ronaldinho Gaúcho – eleito melhor jogador do mundo pela Fifa – e Eto'o – melhor jogador africano – entre outras estrelas. As atuações midiáticas provocaram o aumento do lucro para 240 milhões de euros.
Em uma análise comparativa envolvendo os lucros do Manchester United e do Barcelona, vale ressaltar que, após a temporada 1995/96, ambos tinham lucros praticamente iguais, de 2 milhões de euros. Desde então, o clube inglês impulsionou seus trabalhos de marketing, que acabariam pautando a gestão esportiva de muitas equipes do continente. Logo, o Manchester passou à frente e não perdeu mais o posto. Enquanto isso, o Barcelona foi perdendo colocações no ranking de lucros e foi rebaixado para a 13ª. Na temporada 2002/03, o Manchester chegou a dobrar o lucro do Barcelona: apontou 123 milhões de euros, contra 251 milhões de euros.
Essa tendência foi voltando ao normal nas duas últimas temporadas, e a diferença recorde de 128 milhões de euros entre ambos chegou a 79 milhões na temporada 2003/04. O fluxo de caixa do Barcelona registrado em 2004/05 promete encurtar essa distância em breve.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.