| 30/08/2005 20h15min
A seleção brasileira masculina de basquete deu um grande passo para garantir sua classificação para o Mundial do próximo ano. Nesta terça-feira, a equipe do Brasil derrotou o Uruguai por 89 a 69. O jogo, no entanto, não foi assim tão fácil, pois os jogadores brasileiros jogaram muito mal durante toda a primeira etapa, dando a impressão de que poderiam perder o jogo para uma das equipes mais fracas desta Copa América, que está sendo disputada em Santo Domingo, na República Dominicana.
Leandrinho foi o cestinha da partida, com 27 pontos, mas quem comandou a vitória brasileira foi Marcelinho, que com 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências acabou sendo a grande figura brasileira em quadra. Pelo lado uruguaio, o destaque foi Esteban Batista com 20 pontos e 17 rebotes.
No primeiro tempo, a equipe brasileira jogou de forma sonolenta, achando que o poderia resolver o jogo sem nenhum esforço. Assim, com uma marcação deficiente e um ataque dispersivo, o Brasil se manteve à frente do marcador, graças apenas a presença do ala-armador Marcelinho, que voltou a chamar para si a responsabilidade da partida. Com muitos erros de lado a lado, o primeiro set terminou 19 a 17, em favor dos brasileiros.
No segundo quarto, as coisas continuaram complicadas para a equipe brasileira, que simplesmente não conseguiu acertar um único arremesso de três pontos, uma das características mais fortes do time. Em compensação, a marcação por zona dos brasileiros permitia os tiros uruguaios, que acertaram a mão em seis oportunidades, que terminaram o primeiro tempo vencendo por 37 a 35.
No intervalo, o técnico Lula Ferreira cobrou mais atenção da equipe. O puxão de orelha valeu à pena, pois o Brasil voltou com uma nova disposição. Rapidamente, a equipe brasileira conseguiu abrir sete pontos e como Leandrinho também passou a acertar os arremessos de três pontos a seleção brasileira fechou o terceiro set vencendo por 68 a 53, passando todo o nervosismo para o lado uruguaio.
No quarto e último
período, o jogo finalmente entrou nos eixos para o time brasileiro, que jogando com tranqüilidade soube ampliar sua vantagem e consolidar sua primeira vitória na segunda fase da 5ª Copa América.
A sétima rodada da Copa América terá os seguintes jogos nesta quarta-feira: Uruguai x Venezuela (15h de Brasília), Porto Rico x Brasil (17h30min), Estados Unidos x Argentina (20h) e Panamá x República Dominicana (22h30). Brasil e Porto Rico se enfrentaram 27 vezes em competições oficiais, com 21 vitórias dos brasileiros contra seis dos porto-riquenhos. Em quatro confrontos na Copa América duas vitórias para cada seleção.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.