| 09/01/2002 11h28min
As indústrias catarinenses exportaram em 2001 um total de US$ 3,02 bilhões para 165 países. Segundo os dados da Unidade de Competitividade Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com base nos números fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, esse volume de vendas ao exterior é o maior da história do Estado, superando os US$ 2,8 bilhões contabilizados em 1997 e consolida Santa Catarina como o quinto maior exportador entre os estados brasileiros.
– Mesmo com uma população de pouco mais de 5 milhões habitantes, um território pequeno e de topografia acidentada, Santa Catarina insere-se no seleto grupo dos cinco Estados que mais exportam no Brasil, mostrando, com competência, como é possível desafiar o fantasma das crises e crescer – comemora o presidente do Sistema Fiesc, José Fernando Xavier Faraco.
Para ele, essa performance deve-se, não só à desvalorização do real frente ao dólar, mas aos investimentos direcionados à prospecção de novos mercados que resultaram em crescentes saldos positivos da balança comercial catarinense na última década. Dentre esses novos mercados, o presidente da Fiesc cita, especialmente, a Rússia e os países do Oriente Médio, para onde Faraco embarca, nesta sexta-feira, dia 12, acompanhando o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o governador do Estado, Esperidião Amin.
As informações são da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Fiesc.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.