| hmin
O Fórum de Autoridades Locais, que se realiza em Porto Alegre entre 28 e 30 de janeiro, será o maior encontro de prefeitos do mundo para discutir soluções para problemas específicos das cidades – no caso o combate à exclusão social. Mais de 100 prefeitos de aproximadamente 30 países já confirmaram presença no encontro que, até ontem, dia 10, tinha 365 inscritos.
Entre as presenças confirmadas estão os prefeitos estão Walter Veltroni (Roma), Bertrand Delanoë (Paris), Aníbal Ibarra (Buenos Aires) e Marta Suplicy (São Paulo), além dos prefeitos de Bruxelas, Freddy Thielemans, e Artur Canana, de Moçambique. O prefeito Tarso Genro (PT) destacou ontem o caráter plural do Fórum de Autoridades, que terá representantes de diferentes linhas ideológicas. Prefeitos de todas as capitais brasileiras e dos 497 municípios gaúchos foram convidados. César Maia (PFL), do Rio, por exemplo, já confirmou presença.
Hoje, dia 11, o prefeito vai convidar o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer. O ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, também foi convidado, mas ainda não confirmou sua participação. A expectativa dos organizadores é de reunir mil participantes durante os três dias do evento. Intitulada Globalização e Inclusão Social, a conferência de abertura será feita pelo ex-presidente de Portugal Mario Soares, presidente da fundação que leva seu nome.
A programação prevê ainda oficinas sobre temas como participação popular, gestão financeira e captação de recursos e políticas de inclusão. No dia 30, haverá uma palestra com o juiz espanhol Baltasar Garzón sobre Corrupção e Crime Organizado. Magistrado da Audiência Nacional de Madri (instância máxima da Justiça de Espanha), Garzón mandou prender o ex-ditador do Chile Augusto Pinochet por crimes contra a humanidade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.