| 04/09/2005 17h19min
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein enfrentará seu primeiro julgamento por crimes contra a humanidade no próximo dia 19 de outubro, e será defendido por uma nova equipe de advogados. Além de Saddam, também prestarão depoimento outros sete membros de seu regime, entre eles o vice-presidente Taha Yassin Ramadan e seu meio-irmão Barzan Ibrahim al Hassan, antigo diretor dos Serviços Secretos.
A data definitiva foi escolhida levando em consideração o processo político no Iraque. Quatro dias antes, os iraquianos irão às urnas para decidir se aceitam ou não a minuta da nova Constituição, que teve consenso de xiitas e curdos, mas objeções da comunidade sunita, fiel a Saddam.
Saddam será julgado pelo artigo 12 da máxima lei, que se refere a crimes contra a humanidade, mas por apenas um dos vários crimes dos quais é acusado: o assassinato de 143 pessoas na cidade de Al Dujail, cerca de 60 quilômetros ao norte de Bagdá, em 1982.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.