| 11/01/2002 22h18min
O Secretário da Agricultura, Odacir Zonta, e o diretor estadual da Defesa Civil, coronel Sidney Pacheco, visitaram nesta sexta-feira, dia 11, os municípios de Santa Helena, São Miguel do Oeste, Concórdia, Chapecó e Joaçaba. Todos localizados no Oeste e em situação de emergência devido a estiagem. Além de conferir as perdas nas lavouras, eles participaram de reuniões com prefeitos e secretários municipais para definir ações de ajuda aos produtores.
Cada cidade vai receber dois distribuidores de adubo orgânico para transportar água porque são mais baratos que os caminhões-pipas. Os distribuidores são dispositivos puxados por tratores usados nas lavouras para adubar a terra. Além disso, os produtores poderão utilizar recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural para comprar ensiladeiras para transformar o milho em silagem.
Na quarta-feira, Zonta já havia adiantado que incentivaria o replantio com o sistema troca-troca, em que cada saca de semente adquirida pelo agricultor é paga com três de produto colhido. O Secretário da Agricultura também prorrogou o prazo do pagamento da parcela do crédido de emergência para 31 de maio. A Defesa Civil, por sua vez, contratou 12 caminhões-pipas, além dos que já estão atendendo a população.
Até esta sexta-feira, 65 municípios em todo o Estado haviam decretado situação de emergência, sendo 61 pela estiagem e o restante por enxurradas, granizo e vendavais. Confira no clicTempo a previsão para os próximos dias em todo o Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.