| 11/09/2005 10h37min
A Aracruz Celulose, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, acaba de ser admitida na lista de companhias que formam o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) de 2006 da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse).
O índice destaca as companhias com melhores práticas do mundo em sustentabilidade corporativa. A Aracruz é a única empresa brasileira selecionada para a carteira de 2006 e a terceira a ser incluída no índice, que lista as mais capacitadas de 58 setores e 24 países. Também fazem parte do indicador a Cemig e o Itaú. A Aracruz competiu com empresas do setor de Florestas de Papel e Celulose.
O diretor-presidente da Aracruz, Carlos Aguiar, disse que a inclusão da empresa no índice americano é uma conquista porque se trata do indicador de maior credibilidade e mais completo do mundo. Para fazer parte do DJSI World, as empresas se submetem a um rigoroso questionário, elaborado pela consultoria Sustainable Asset Management (SAM), responsável pela escolha. Com a crescente preferência dos investidores por empresas com práticas socialmente responsáveis, as empresas incluídas no DJSI experimentam uma valorização de suas ações negociadas em bolsa.
Uma das maiores exportadoras do país, a Aracruz Celulose está cotada ao lado da sueco-filandesa Stora Enso (sua sócia na fábrica de celulose Veracel, na Bahia) e da Filandesa UPM-Kymmene. Beneficiada pelo aumento de preços no mercado internacional, a Aracruz prevê faturar U$ 1,2 bilhão, em 2005, dos quais US$ 200 milhões obtidos com a unidade gaúcha, em Guaíba.
A Aracruz estuda a instalação de uma nova planta industrial no Brasil. Segundo Aguiar, o local só será definido entre o final deste ano e o começo de 2006. O grupo tem unidades no Estado, Espírito Santo e na Bahia, onde inaugurou este ano a Veracel.
No total, 2,5 mil empresas concorreram nesta última seleção para a carteira do DJSI World.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.