| 16/01/2002 08h22min
Ainda neste mês, 400 agentes de saúde vão ganhar as ruas de Porto Alegre e da Região Metropolitana para tentar impedir que a epidemia de dengue que assola o país faça vítimas também no Rio Grande do Sul.
Centenas de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, foram detectados ao longo do ano passado em 27 municípios do Estado. A chegada do Verão, que multiplica as chances de aparecimento do dengue em humanos, levou a Secretaria Estadual de Saúde a reforçar as estratégias de combate ao mosquito.
A campanha contra a doença inclui repasse de recursos para os municípios em situação de risco, aumento no número de agentes de saúde e esclarecimento da população por intermédio dos meios de comunicação. Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os únicos Estados brasileiros em que não há registro de casos do dengue, que fez 370 mil vítimas no país em 2001.
A preocupação com a Grande Porto Alegre deve-se ao fato de as epidemias registradas no país terem se iniciado sempre em aglomerações urbanas com mais de um milhão de habitantes. Além disso, ao longo do ano passado, depois de uma ausência de seis décadas, o mosquito voltou a ser detectado na Capital (foram 570 focos nos bairros Nonoai, Glória, Teresópolis, Partenon, Medianeira e Azenha).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.