| 18/01/2002 07h32min
Começou a segunda fase da guerra contra o terror empreendida pelos Estados Unidos. Dez soldados norte-americanos montaram nesta quinta-feira, dia 17, um acampamento na ilha de Basilan, no sul das Filipinas, onde participarão de operações contra rebeldes muçulmanos do grupo Abu Sayyaf, que teria recebido armas e treinamento da rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden.
A transferência das tropas, deslocadas de bases no Japão, no Havaí e de outras regiões dos EUA, deve terminar na metade de fevereiro. Apesar da previsão de que os cerca de 700 militares não se envolverão diretamente nos combates, essa é a maior expansão da guerra contra o terror para além do Afeganistão. Por enquanto, os soldados limitaram-se a inspecionar locais onde possam dar treinamento às tropas filipinas. Também deverão se reunir com os comandantes que supervisionam os 7 mil soldados que lutam contra o Abu Sayyaf.
O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, confirmou que a missão dos americanos será treinar as forças governamentais e fazer manobras com elas. Em Manila, a capital das Filipinas, ocorreram manifestações contra o envolvimento dos militares dos EUA na batalha contra os guerrilheiros do Abu Sayyaf, que significa "o que leva a espada".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.