| 22/01/2002 08h22min
Os agricultores da região de Campos Novos torcem para que até o final da semana volte a chover. A situação da estiagem, por enquanto, é considerada tranqüila pelos técnicos. Efeitos mais graves foram minimizados graças as chuvas que ocorreram entre os dias 9 e 13 deste mês. De acordo com o observador meteorológico da Epagri de Campos Novos, João Alves de Carvalho, a chuva da primeira quinzena deste mês, praticamente regularizaram a situação, mas se não chover até o final desta semana, problemas podem ocorrer.
Segundo dados do agrônomo da Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Coopercam), Thiago Finco, dos 24 mil hectares de milho plantados no município, por enquanto apenas três mil sofreram os efeitos da seca. No município de Campo Belo do Sul, no Planalto Serrano, a Secretaria de Agricultura estima que as perdas nas lavouras de milho ultrapassem 20%. Para o agrônomo da secretaria, Eduardo Granzotto de Oliveira, nem mesmo a chuva que ocorreu a cerca de 10 dias serviu para reverter a situação. No início do plântio desta safra, o município esperava colher 270 mil sacas de milho. Os calculos estão sendo refeitos e existe a possibilidade de se realizar a menor colheita dos últimos cinco anos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.