| 03/10/2005 10h35min
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 30 de setembro apresentou variação de 0,09%, de acordo com informações divulgadas nesta segunda pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas. A taxa representa uma alta de 0,17 ponto percentual acima da registrada na semana passada.
Conforme o Ibre, essa é a primeira taxa positiva após seis meses seguidos de preços em queda. O resultado atingiu o maior patamar desde a quarta semana de julho deste ano, quando o índice registrou variação de 0,13%.
Os grupos Transportes e Alimentação, na ordem, foram os principais destaques de aceleração. Juntos responderam por 0,11 ponto percentual para o avanço do índice. Os grupos Habitação e Vestuário, ambos com a mesma intensidade, contribuíram, conjuntamente, com 0,06 ponto percentual. A soma das contribuições dos quatro grupos mencionados explica a aceleração de 0,17 p.p. registrada nesta edição.
A taxa do grupo Transportes, pela terceira semana consecutiva, apresentou a maior contribuição individual para a aceleração do IPC-S. Sua taxa de variação acelerou-se 0,59 p.p., passando de 0,96% para 1,55%. O destaque permanece com o subgrupo Combustíveis e Lubrificantes (2,57% para 4,46%), que respondeu por mais de 80% do avanço desta classe de despesas.
O grupo Alimentação apresentou crescimento de 0,16 p.p., passando a variação de -1,19% para -1,03%.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.