| 10/10/2005 20h01min
O candidato à presidência nacional do PT Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, está perto de vencer a eleição. Em boletim divulgado no início da noite pelo partido, Berzoini aparece com 97.381 votos, ou 51,4% do total, com uma vantagem de 5.315 sobre o candidato da esquerda, Raul Pont, que está com 92.066 votos, ou 48,6% do total.
Já foi realizada a apuração de 83,3% dos votos do segundo turno da eleição direta para presidente nacional do partido. Com a vantagem, a vitória do Berzoini é dada como muito provável. Já foram apurados 196.688 votos e resta pouco mais de 15% dos votos a serem apurados, sobretudo nas cidades menores.
No Rio Grande do Sul, Pont obteve vitória expressiva, o que o deixou mais próximo de Berzoini e definiu o quadro de forças do partido nas eleições de 2006 no Estado. Enquanto Pont recebeu 80,81% dos votos, apoiado por 16.289 militantes, o candidato da situação, Ricardo Berzoini, apoiado pelo presidente nacional Tarso Genro, ficou com apenas 19,18%, garantidos por 3.867 votantes.
Com a votação dada a Pont, consolida-se a candidatura do novo presidente estadual do partido, Olívio Dutra, ao governo do Estado nas eleições de 2006. Fontes do partido avaliam que houve um grande enfraquecimento de Tarso Genro que, inicialmente, pretendia disputar a indicação com Olívio Dutra.
Depois da eleição de Olívio com uma votação expressiva em primeiro turno, semelhante ao percentual dado a Raul Pont no segundo turno das eleições internas do partido, o ex-governador e ex-ministro fica sozinho no páreo. Embora ele não confirme oficialmente o interesse, sua candidatura é tão tranqüila junto à militância, que haverá uma simples homologação de seu nome. Com isso, é possível que seja antecipada a campanha para o governo do Estado.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.