| 13/10/2005 15h41min
O mercado financeiro mantém o desempenho negativo nos negócios da tarde de hoje, dando continuidade às perdas da manhã. Às 14h56min, o dólar subia 1,61%, cotado a R$ 2,268 na compra e R$ 2,270 na venda. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caía 3,83%, com o Índice Bovespa em 29.442 pontos.
A alta dos juros pagos pelos títulos americanos continua a sustentar o desempenho negativo dos ativos brasileiros. Com isso, o mercado minimiza a decisão da Moody's de elevar a classificação de risco do país.
A depreciação do mercado ocorre em um movimento de aversão ao risco, no qual o capital externo migra de economias emergentes mais lucrativas para economias mais seguras, que são menos rentáveis. Os títulos americanos são considerados os mais seguros do mundo. Se confirmado o aumento no ritmo de aumento de juros nos Estados Unidos, os papéis americanos ficam mais atrativos.
As ações da Companhia Vale do Rio Doce operam com forte queda, ajudando a derrubar a Bovespa. Às 15h29min, Vale ON e PNA despencavam 5,59% e 4,86%, respectivamente. No mesmo horário, o Índice Bovespa recuava 3,24%.
Segundo operadores, a queda acima da média é causada por temores de que a China não aceite reajustes do aço em 2006. Segundo Júlio Martins, do Banco Prosper, é cedo para nervosismo, uma vez que a China está fazendo o seu jogo na negociação.
Entre as 57 ações do Índice Bovespa, outra queda forte é de Unibanco Unt (-5,90%). As altas mais significativas são de Tim Participações ON (+0,99%) e Contax ON (+0,46%).
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.