| 15/10/2005 17h07min
Está autorizada a passagem de algumas espécies animais e de uma série de produtos de origem animal provenientes de quatro Estados ao Norte de Santa Catarina: Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Carne bovina vinda de qualquer Estado (exceto Rio Grande do Sul) segue proibida, como medida preventiva contra a entrada do vírus da febre aftosa em território catarinense.
A decisão, tomada na tarde deste sábado em reunião do comitê técnico da Secretaria da Agricultura e da Cidasc, atende parte das recomendações feitas pelo Ministério da Agricultura.
A possibilidade de entrada de carne bovina será rediscutida segunda-feira, a partir das 14h, em encontro das equipes técnicas dos três Estados do Sul com o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, em Florianópolis.
– Seguiremos firmes com a proibição da entrada de carne bovina de qualquer Estado ao Norte de Santa Catarina até que a situação causada pelo foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul esteja normalizada ou ofereça garantia sanitária ao nosso rebanho – sublinhou Sopelsa.
A permissão de entrada de alguns animais e produtos será apenas em cinco das 15 barreiras sanitárias existentes na divisa com o Paraná. São as que formam os corredores sanitários, situadas nos municípios de Garuva, Mafra, Água Doce, Abelardo Luz e Dionísio Cerqueira.
Permanece proibido o ingresso e passagem de grãos e frutas originários e procedentes dos municípios da área risco.
Santa Catarina está sem registro da aftosa há 14 anos e há cinco anos pôde deixar de vacinar o rebanho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.