clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/10/2005 00h39min

SC afrouxa barreiras

Discussão sobre febre aftosa decide pela flexibilização na entrada de produtos

CHAPECÓ - Santa Catarina decidiu flexibilizar a entrada de alguns produtos de origem animal no Estado, em reunião do comitê técnico da secretaria da Agricultura na tarde de sábado, seguindo parcialmente as recomendações do Ministério da Agricultura. A entrada poderá ser feita somente por cinco dos 15 postos da divisa com o Paraná: Mafra, Água Doce, Dionísio Cerqueira, Garuva e Abelardo Luz.

O gerente de Defesa Agropecuária de Santa Catarina, Roni Barbosa, disse que, após uma análise de riscos, foram liberados produtos de origem animal de quatro estados livres de aftosa com vacinação: Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Produtos destinados a exportação podem entrar, menos dos cinco municípios da área do foco.

Do Mato do Grosso do Sul, exceto da área do foco, podem entrar grãos, frutas e carne in natura desossada e com Serviço de Inspeção Federal. Suínos vivos só entram em Santa Catarina se forem provenientes de granjas certificadas e, ovinos e caprinos vivos, só após sorologia.

Hoje, às 14h, os secretários de Agricultura dos três estados do Sul estarão em Florianópolis para discutir uma ação conjunta nas divisas. Barbosa disse que um dos pontos a ser discutido é a entrada de carne maturada sem osso, do norte de Santa Catarina.

O presidente da Coopercentral Aurora, José Zeferino Pedrozo, disse que a flexibilização das barreiras vai evitar a interrupção da unidade de São Gabriel do Oeste (MS) onde são abatidos 1,2 mil suínos/dia. Parte da produção é industrializada em Santa Catarina. Pedrozo defende a liberação de carne bovina maturada, mas não quer voltar aos tempos em que entrava até carne com osso no Estado. Ele espera que os três Estados também se acertem no trânsito de outros produtos, pois houve problema na divisa com Iraí (RS), com caminhões de leite que foram barrados.

( darci.debona@diario.com.br )

DARCI DEBONA  -  Agência RBS

Notícias Relacionadas

hmin
Lula diz que gripe do frango preocupa mais
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.