clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/10/2005 17h47min

EUA não descartam ação militar na Síria

Condoleezza Rice afirmou que mantém vias diplomáticas com o país árabe

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou hoje que os Estados Unidos mantêm as "vias diplomáticas", mas não descartam a opção militar para pressionar a Síria. Durante audiência no Comitê de Relações Exteriores do Senado, ela reiterou a queixa norte-americana de que os insurgentes iraquianos recebem assistência militar do Irã e da Síria.

– A Síria e o Irã devem decidir se querem ficar do lado da guerra ou do lado da paz – avaliou Condoleezza.

A secretária de Estado evitou falar sobre a possibilidade de o presidente Bush consultar o Congresso no caso de um plano de ação militar contra a Síria.

– Não quero emitir um julgamento sobre o que faria o presidente em uma situação hipotética.

O comparecimento de Condoleezza à audiência do Comitê do Senado e suas declarações sobre a Síria são realizados dois dias antes de o fiscal Detlev Mehlis apresentar à ONU relatório sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, em 14 de fevereiro. Os Estados Unidos e vários de seus aliados europeus acreditam que a Síria pode ter participado do assassinato do líder político. A hipótese negada de forma taxativa pelo governo do país árabe.

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.