| hmin
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) suspeita de que novos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do dengue, possam ter surgido nas áreas já dedetizadas em Porto Alegre. Uma amostra coletada recentemente no bairro Teresópolis, zona sul da Capital, indicou a presença do inseto.
A bióloga da Equipe de Controle de Zoonoses da SMS, Cláudia Lima, acredita que a detecção de um foco reincidente possa indicar uma falta de engajamento da população nos cuidados essenciais para evitar a proliferação dos mosquitos. Isso porque os bairros em que foi localizada a presença do Aedes aegypti já passaram por dois tratamentos com produtos químicos, o que deveria ser suficiente para eliminar o inseto. Conforme a bióloga, será realizada uma amostragem mais detalhada na cidade para que seja dimensionada a extensão dos focos e uma nova estratégia de combate possa ser definida.
A dedetização, realizada a partir de maio de 2001, abrangeu os bairros Nonoai, Teresópolis, Medianeira, Glória, Cascata, Azenha e parte da Cavalhada, Tristeza, Assunção e Camaquã. Nenhum foco foi identificado em outras áreas da Capital. No Estado, já foram notificados, neste ano, 82 casos suspeitos de dengue, dos quais 63 em Porto Alegre. Por enquanto, não há confirmação positiva de nenhum caso de dengue. O governo do Estado ainda aguarda o retorno das amostras sorológicas enviadas para exame no laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. Os resultados deverão vir nos próximos dias.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.