| 06/11/2005 10h23min
O Irã classificou hoje como "inaceitáveis" as pressões da comunidade internacional sobre a Síria, país que descreveu como "amigo".
– Nós apoiamos a Síria sem nenhum tipo de dúvida. A Síria é nossa amiga. As pressões sobre este país são inaceitáveis e politicamente motivadas – disse aos jornalistas o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hamid-Reza Asefi.
Asefi criticou duramente a resolução 1.363 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 31 de outubro e não qual foram estabelecidas sanções a Damasco caso a Síria não coopere plenamente com a investigação internacional em andamento sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri.
Irã e Síria se distanciaram na década de 80 por causa do apoio sírio ao Iraque durante a guerra entre o regime dos aiatolás e a ditadura de Saddam Hussein, mas iniciaram uma aproximação em 1997. Assim como a Síria, o Irã está submetido a grandes pressões da comunidade internacional, principalmente por causa do desejo do regime de Teerã de seguir adiante com seu programa de desenvolvimento nuclear.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.