| 28/11/2005 14h33min
A comissão que investiga as causas da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, baleado por agentes que o confundiram com um terrorista, anunciou hoje que averiguará também o comissário-chefe da Scotland Yard, Ian Blair.
A decisão da chamada Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC, na sigla em inglês) responde a uma queixa oficial contra Ian Blair apresentada no mês passado pela família do brasileiro, que acusa o comissário de omitir informações com relação ao fato.
O brasileiro, de 27 anos, morreu em 22 de julho após receber oito tiros, sete na cabeça e um em um ombro, efetuados por um agente vestido à paisana na estação de metrô londrino de Stockwell, no sul de Londres.
Aparentemente, o policial confundiu ao brasileiro com um dos supostos autores do atentado fracassado da véspera contra o metrô e um ônibus da capital, que não causou vítimas porque só explodiram os detonadores e não as bombas.
No mesmo dia 22 de julho, Ian Blair chegou a declarar que o tiroteio estava "diretamente relacionado com a contínua e extensa operação antiterrorista" implementada após os ataques fracassados do dia 21 contra a rede de transporte londrino.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.