| 13/12/2005 11h12min
Por falta de quorum, foi adiada a assembléia de credores da Varig, prevista para a manhã de hoje. A nova reunião se realizará no dia 19, quando novo plano de recuperação da empresa deve ser aprovado. O adiamento foi determinado pelo novo administrador judicial da Varig, Luiz Roberto Fiori, da Deloitte.
Os credores da classe 1 (trabalhadores) compareceram em 85,3%. Já os credores da classe 2 (com garantias e representados pelo fundo Aerus) eram menos de 1%, enquanto os credores da classe 3 (sem garantias com base em empresas de leasing) representaram apenas 35,1%.
Grande parte dos credores foi surpreendido ontem ao saber que o grupo Docas, do empresário Nelson Tanure, acertou a compra de 25% da FRB-Par (Fundação Ruben Berta - Participações).
Em virtude da falta de detalhes da proposta e a necessidade de maior tempo para análise, já se esperava que a assembléia fosse transferida.
O anúncio da proposta foi feito ontem à noite pelo diretor do Docas, Paulo Marinho, e pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta, Cesar Curi. Segundo Marinho, o negócio envolve também a Nordeste e a Rio Sul, a rede de Hotéis Tropical e a empresa Sata.
O grupo também fez uma proposta de compra da VarigLog e da VEM por US$ 139 milhões, que ainda está em análise pela Varig e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Se confirmada a venda, a companhia aérea portuguesa TAP deverá negociar com o Docas o pagamento de multa rescisória - a TAP já havia adquirido a VarigLog em novembro, quando antecipou parte do pagamento.
RÁDIO GAÚCHA, ZERO HORA E AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.