| 22/12/2005 17h01min
O plano de reestruturação da Varig, aprovado por 86% dos credores da empresa, foi apresentado na tarde de hoje na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante reunião da Comissão de Representação Externa da Varig. De acordo com a proposta aprovada no último dia 19, em assembléia geral, a estratégia visa pagar os credores e preservar os empregos e a companhia aérea. O plano foi apresentado pelo vice-presidente da Associação dos Pilotos da Varig, Marcio Marsillac, e o consultor econômico do grupo de trabalho para recuperação da empresa há quatro anos, Paulo Rabelo de Castro.
A meta da companhia aérea é estar com 75 aeronaves na frota até o final de 2006. Para isso, todo o dólar que entrar será investido no reaparelhamento e manutenção dos aviões.
– Eventuais reduções salariais poderão ocorrer para o cumprimento desta meta – advertiu Castro. A recuperação da margem operacional deverá sair dos 4,6% negativo em 2005 para 3,7% em 2006. A projeção é chegar em 2010 com a margem de 8,6%.
As dívidas com os aeroviários serão quitadas integralmente. Já os aeronautas receberão seus créditos conforme acordo pactuado entre as partes. O plano de previdência Aerus também será saneado. Para os demais credores, o plano prevê pagamento em sete anos, com 36 meses de carência. As dívidas em moeda estrangeira serão corrigidas pela variação do dólar mais 4,75% de juros ao ano. Já as nacionais terão a variação do IGP-M mais 4,75% de juros ao ano.
No próximo dia 31 de janeiro, uma nova assembléia geral dos credores ratificará o plano. Enquanto isso, o presidente da Varig terá 60 dias para implantar o Fundo de Investimento e Participação – Controle (FIP). Este fundo terá o aporte de todas as ações devedoras, tendo como administrador um banco comercial de primeira linha. Bottini será o gestor do FIP escolhido por representantes dos credores.
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