| 06/01/2006 19h45min
O município de Campos Novos, um dos maiores do Meio-oeste de Santa Catarina, decretou hoje situação de emergência por causa da estiagem, que já provocou prejuízos de R$ 50 milhões nas lavouras de milho, segundo estimam órgãos oficiais. A decisão foi tomada pela prefeitura, Epagri, Secretaria de Desenvolvimento Regional, sindicatos rurais e cooperativas da cidade.
Cerca de 50% das 180 mil toneladas de milho que deveriam ser colhidas no município estão condenadas, mas o índice pode aumentar já que as plantações tardias devem apresentar má germinação dos sabugos.
Campos Novos foi um dos primeiros municípios catarinenses a sofrer com a falta de chuvas regulares e distribuídas nesta safra. Em novembro, choveu apenas 86 milímetros, menos de um terço do volume ideal e dezembro foi ainda pior.
Na próxima semana, técnicos da prefeitura devem encaminhar os documentos à Defesa Civil estadual para facilitar o acesso aos seguros agrícolas e abatimentos das dívidas dos produtores.
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.