| 30/01/2006 12h26min
A arrasadora vitória do movimento islâmico Hamas nas eleições legislativas palestinas já refletiu na pré-campanha eleitoral em Israel. Uma pesquisa de intenção de voto divulgada hoje pelo jornal Maariv sobre as eleições de 28 de março em Israel indica que o Likud obteria 16 deputados se o pleito fosse hoje. O levantamento anterior apontava três a menos.
Outros partidos direitistas ganhariam cadeiras enquanto a esquerda se enfraqueceria. Outro legenda que ganharia cadeiras é o Kadima, criado pelo primeiro-ministro Ariel Sharon em novembro, e que cresceria, segundo a pesquisa, de 41 para 42 deputados.
A enquete também verifica o impacto da vitória do Hamas entre os cidadãos israelenses. Um total de 50,4% dos indagados disse que seu apoio a uma possível retirada da Cisjordânia se debilita.
Além disso, 52,2% dos israelenses acham que seu governo não deve efetuar uma nova retirada dos territórios palestinos ou negociar com a ANP enquanto o Hamas governar os territórios.
A pesquisa divulgada pelo Maariv é a primeira depois das eleições palestinas.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.