| 12/04/2002 19h59min
A cerimônia de posse do presidente interino da Venezuela, Pedro Carmona, ocorreu no final da tarde (horário local) desta sexta-feira, dia 12. Carmona anunciou o novo gabinete, suspendeu a Assembléia Nacional e reinstituiu o antigo nome do país, República da Venezuela. O país deve ter novas eleições em um ano. O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi um dos primeiros órgãos a reconhecer o empresário Carmona como presidente, logo depois do apoio dos Estados Unidos.
Nesta sexta-feira o petróleo fechou com a menor cotação desde o início de março. A queda foi efeito da renúncia de Chávez, e do fim da greve da estatal petroleira. O mercado teme que o país abandone os limites de produção impostos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e adote uma postura de ampliação das exportações. Em Nova Iorque, o barril teve queda de 6,34%, vendido a US$ 23,50. Em Londres, o preço encerrou a US$ 24,40, baixa de 2,56%.
A companhia estatal Petróleos de Venezuela deixou de fornecer petróleo para Cuba. A Venezuela, quarto exportador mundial do produto, enviava 53 mil barris diários à ilha. Um acordo entre o ex-presidente Hugo Chávez e o líder cubano Fidel Castro, fez com que parte desse petróleo fosse negociado sob condições especiais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.