| hmin
Lideranças políticas e comunitárias se reúnem às 10h deste sábado, dia 13, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Chapecó, para discutir alternativas para driblar os problemas provocados pela estiagem na região oeste. Até esta sexta-feira, 103 municípios estavam em situação de emergência, e Vargeão havia decretado calamidade pública, mas a Defesa Civil ainda não tinha homologado o decreto.
Devem estar presentes na reunião os secretários estaduais Plínio de Castro (Oeste) e Otto Kiehn (Agricultura), representantes da Defesa Civil, Companhia de Águas e Saneamento (Casan), Cidasc, Epagri, Federação da Agricultura, cooperativistas e prefeitos presidentes das seis associações de municípios atingidas pela estiagem. Segundo o secretário de Estado do Oeste, Plínio de Castro, a reunião foi convocada em virtude do risco de falta de água em municípios como Chapecó, Seara, Pinhalzinho, Nova Erechim, Santa Helena, Vargeão e Nova Itaberaba, entre outros. Chapecó corre o risco de entrar em racionamento na próxima semana.
Castro afirmou que é necessária uma avaliação geral da situação e da ação do Estado e municípios. O secretário também destacou a necessidade de uma cobrança mais forte junto ao governo federal. Uma comitiva de Santa Catarina deve ir a Brasília na próxima semana. A bancada parlamentar de Santa Catarina no Congresso Nacional, formada por 16 deputados e 3 senadores, também realiza uma reunião na próxima quarta-feira, em Brasília, para exigir do governo federal um plano emergencial no combate à seca.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.