| 15/02/2006 15h13min
Doze cisnes mortos foram encontrados hoje no leito do Danúbio, na altura da localidade húngara de Esztergom, cerca de cem quilômetros ao norte de Budapeste. Os bombeiros acharam os cisnes em placas de gelo sobre o Danúbio e detectaram outros cadáveres dos quais não puderam se aproximar.
O porta-voz do escritório da cidade, Istan Takacs, disse que as aves mortas foram levadas ao Instituto Nacional Veterinário e que os resultados sobre a possível infecção do vírus H5N1 causador da gripe aviária serão divulgados em oito dias.
Na terça-feira passada foi achado em Budapeste um pato silvestre morto às margens do Danúbio, mas as autoridades excluíram que tivesse o H5N1 após análises preliminares.
Até o momento a gripe aviária não foi detectada na Hungria, embora o país esteja em alerta depois que, nos últimos dias, foram registrados casos em países fronteiriços como a Áustria, Eslovênia e Romênia.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.