| 19/02/2006 12h03min
Os países árabes do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (GCC, sigla em inglês) defendem uma solução diplomática para a questão do programa nuclear iraniano. Conforme a agência de notícias kuwaitiana Kuna, o secretário-geral do GCC, Abdul Rahman Al Atiya, disse na noite de ontem que o diálogo deve preceder qualquer outra medida para decidir sobre o programa nuclear iraniano.
Al Atiya disse que a organização política e econômica do CCG, composta pela Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Barein, Omã e Emirados Árabes Unidos, é favorável à utilização de energia nuclear para fins pacíficos, e acrescentou que os países do CCG desejam que o Oriente Médio seja uma região livre de armas de destruição em massa, em referência às bombas que Israel teria produzido.
O Irã retomou no início do mês suas atividades nucleares. O país alega que o programa tem propósito pacífico, e não armamentista. No entanto os Estados Unidos e vários países europeus suspeitam que o país árabe pretende desenvolver tecnologia para produzir armamento nuclear. Por isso, querem impedir que o Irã realize o polêmico enriquecimento de urânio.
A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, chegará à região na próxima semana para buscar apoio entre os países da região contra o programa nuclear iraniano.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.