| 16/02/2006 13h08min
Os Estados Unidos se opuseram à possibilidade de a Venezuela ocupar um posto não-permanente no Conselho de Segurança da ONU (CS), e disseram que o país sul-americano "não pode contribuir para a eficácia e o bom funcionamento" do órgão.
– Fazer parte do Conselho de Segurança é um assunto muito importante, e a Venezuela não pode contribuir para a eficácia e o bom funcionamento – deste órgão de máxima decisão da ONU, ressaltou o embaixador dos Estados Unidos na entidade, John Bolton.
O diplomata americano indicou que a posição dos EUA sobre a Venezuela se baseia nas atitudes que o governo venezuelano tem tomado nas reuniões da Assembléia Geral da ONU.
– Podemos ver suas ações durante os últimos seis meses na Assembléia Geral, que foram inúteis, e não penso que a Venezuela possa contribuir para um Conselho de Segurança efetivo", avaliou.
Venezuela e Cuba são os únicos dois países que rejeitaram o documento final para a reforma da ONU adotado na cúpula mundial que reuniu chefes de Estado e de governo em setembro passado. A Venezuela também foi o país que expressou com maior firmeza na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contrariedade a levar ao CS o dossiê da crise sobre o programa nuclear do Irã.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.