| 21/02/2006 18h34min
O governo do Chile anunciou hoje a suspensão das importações de aves "não destinadas à indústria avícola", informaram fontes oficiais. A medida se baseia nas constantes aparições de focos da doença em diversos países do mundo, declarou em comunicado o Serviço estatal Agrícola e de Criação de Gado (SAG).
A decisão, que tem caráter transitório, tem como objetivo proteger o Chile da ameaça de contágio, afirmou o órgão. Segundo o texto, "o sistema de produção e comercialização de aves, com exceção daquelas destinadas à indústria avícola, não dá garantias do cumprimento das condições de segurança e isolamento exigidas pelos regulamentos sanitários vigentes" no país.
– A informação científica disponível em relação a diferentes tipos de aves indica que algumas espécies podem ser infectadas, ser portadoras e disseminar o vírus – anunciou o comunicado.
Segundo o diretor do SAG, Francisco Bahamondes, os funcionários da entidade têm poder de requisitar espécies para análise e aplicar multas de até 100 mil pesos (US$ 192) a eventuais infratores.
O funcionário especificou que o SAG mantém vigilância permanente sobre a evolução da doença e que prepara novas medidas caso a situação se agrave. Desde 2005 o SAG tem colocado em prática algumas medidas preventivas em relação à entrada de aves em território chileno, que incluem revisões aleatórias de espécies migratórias e registro de bagagens em locais fronteiriços.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.