| 28/02/2006 11h02min
O Laboratório Nacional de Referência de Bucareste confirmou hoje a presença do vírus H5N1. A doença foi detectada na localidade Topalu, ao sudeste da Romênia, onde também foram registrados outros três possíveis focos de gripe aviária em aves domésticas.
O laboratório ainda certificou a presença do vírus H5N1 em várias aves silvestres encontradas mortas em uma praia do Mar Negro no balneário marítimo de Eforie.
Em Topalu, no distrito de Constancia, foi declarada a partir de hoje a quarentena. A ordem é sacrificar 17 mil aves domésticas e realizar as desinfecções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O laboratório local do distrito também detectou a tipo H5 em aves domésticas mortas nas localidades Crangu, Satu Nou e Saligny, onde já foram sacrificados os animais das fazendas avícolas e colocados filtros com desinfetantes. As autoridades sanitárias estão preocupadas com a agressividade do vírus na região. Há seis focos de gripe aviária ativos e outros três considerados como quase certos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.