| 28/02/2006 14h22min
O primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, chegou hoje a Ancara para tratar com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, a situação no Iraque depois do ataque contra um templo xiita em Samarra, que desatou graves enfrentamentos sectários.
Ao receber Al-Jaafari no aeroporto, Erdogan afirmou que "o fogo da violência no Iraque deve ser apagado e um governo democrático tem que ser estabelecido".
Erdogan expressou sua preocupação pela tensão desatada entre as diferentes comunidades iraquianas, e disse que a visita de Al-Jaafari, em resposta a seu convite pessoal, acontece em um momento crítico.
– Nos importa o bem e a integridade territorial do Iraque. Perdemos a mais de cem de nossos cidadãos enquanto ajudávamos aos iraquianos – afirmou Erdogan.
O primeiro-ministro turco assegurou que "não limitamos nossos esforços à diplomacia, mas também vamos ao Iraque para (ajudar) na reconstrução do país".
Erdogan acrescentou que a Turquia fornece ao Iraque 250 megawatts diários de eletricidade e confiou que, após eliminar alguns obstáculos, seu país poderá cobrir um quarto das necessidades elétricas do Iraque.
O abastecimento de eletricidade é um dos assuntos que Al-Jaafari tentará negociar durante sua estadia na Turquia.
Segundo anunciou anteriormente Erdogan, espera-se uma visita à Turquia do clérigo xiita Moqtada Al Sadr, o que foi interpretado por analistas turcos como uma iniciativa da Turquia para mediar entre as comunidades xiitas e sunitas no Iraque.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.