| 01/03/2006 12h24min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou hoje a Nova Déli para uma visita de 48 horas na qual se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e espera anunciar o fechamento de um acordo de cooperação nuclear.
Bush chegou às 19h55min (11h25min de Brasília) a Nova Délhi procedente do Afeganistão, onde fez uma escala não anunciada de quatro horas. No Afeganistão, Bush se reuniu com o presidente Hamid Karzai e com tropas americanas na base aérea de Bagram.
Em Nova Déli, delegações dos dois países tentam chegar a um pacto de última hora que permita anunciar durante a visita de Bush um acordo de cooperação nuclear. O pacto daria à Índia acesso a tecnologia atômica estrangeira pela primeira vez em 30 anos. Os Estados Unidos pedem a separação dos programas nucleares civis e militares indianos, dado que o acordo só seria aplicado àqueles com fins não defensivos. As duas partes diferem em quais reatores, dos 22 que a Índia tem, ficariam qualificados como civis e quais de uso militar. Os EUA reivindicam também que esse processo seja irreversível, e quando um reator ficar qualificado como civil não seja incluído depois em um programa militar.
Além da cooperação nuclear, durante sua visita, que incluirá Hyderabad – um dos centros do boom tecnológico indiano –, Bush colocará questões econômicas, a luta contra o terrorismo, o programa atômico iraniano e a cooperação em áreas como a agricultura e a tecnologia.
Após sua visita à Índia, Bush continuará viagem ao Paquistão, onde no sábado se reunirá com o presidente Pervez Musharraf.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.