| 04/03/2006 14h23min
A viagem que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, conclui hoje no Paquistão, após ter passado pelo Afeganistão e Índia, teve saldo positivo com êxitos importantes para o governante. O americano volta para Washington com todos os objetivos cumpridos.
Bush chegará amanhã a Washington após sair esta noite de Islamabad, onde hoje esteve reunido com o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, com a cidade praticamente vazia devido às extremas medidas de segurança. O presidente americano queria receber o compromisso incondicional do país na guerra contra o terrorismo e, a julgar por suas declarações, conseguiu este objetivo.
– Parte da minha missão hoje era determinar se o presidente continua tão comprometido como antes a levar os terroristas à Justiça, e está – disse Bush em entrevista coletiva.
Junto com os elogios, o presidente americano também apresentou uma lista de pedidos. Entre eles, uma melhor comunicação dos dados dos serviços de inteligência, que devem ser confiáveis, úteis e transmitidos em tempo real, explicou. Bush aproveitou também para dar breves conselhos a Musharraf a respeito da democracia em seu país.
Se, em Islamabad, Bush conseguiu um compromisso renovado do Paquistão na luta contra o terrorismo, em Nova Délhi - onde permaneceu entre quarta-feira e sexta-feira - alcançou um resultado ainda mais positivo, ao fechar um acordo de cooperação nuclear negociado durante oito meses. O acordo permitirá que a Índia ceda à tecnologia nuclear estrangeira pela primeira vez em trinta anos.
O único revés visível para Bush foi a onda de manifestações que, tanto na Índia como no Paquistão, se levantaram contra sua presença. Ontem, uma manifestação muçulmana de protesto no norte da Índia deixou quatro mortos e vinte feridos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.