| 07/03/2006 21h54min
O governo dos Estados Unidos tentou hoje convencer a Rússia a apoiar sua posição diante dos desafios representados pela polêmica nuclear iraniana e pelo movimento islâmico Hamas. O próprio Bush tomou a iniciativa, ajudado pela secretária de Estado, Condoleezza Rice. Os dois abordaram estes assuntos em encontros com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
No caso do Irã e da polêmica suscitada pelas ambições nucleares de Teerã, o presidente dos Estados Unidos e sua secretária de Estado insistiram que não se pode permitir a esse país que reúna condições de produzir uma bomba nuclear. Condoleezza chegou a afirmar que o enriquecimento de urânio é inaceitável.
– O regime iraniano deve saber que, se mantiver o curso atual, a comunidade internacional estará preparada para impor conseqüências significativas – disse o vice-presidente norte-americano, Dick Cheney.
Além do problema iraniano, as maiores autoridades norte-americanas discutiram hoje com Lavrov a situação criada nos territórios palestinos pela vitória eleitoral do Movimento de Resistência Islâmica Hamas. Na opinião do russo, é possível a adesão do grupo extremista ao plano de paz para o Oriente Médio.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.