| 14/03/2006 11h24min
O governo brasileiro decidiu apoiar a rotulação de cargas com organismo vivos modificados (OVMs) com a expressão "Contém transgênicos", defendida pelo Ministério do Meio Ambiente. O Ministério da Agricultura apoiava o uso da expressão "Pode conter transgênicos".
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reconheceu que foi derrotado na disputa com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em relação aos produtos transgênicos.
– Embora eu seja uma pessoa extremamente disciplinada, não posso deixar de admitir que nesse caso fui derrotado – admitiu o ministro, referindo-se à briga com a ministra.
O desabafo de Rodrigues leva em conta a posição que o governo brasileiro levará à Terceira reunião das Partes do Protocolo de Cartagena, em Curitiba. A nova posição do Brasil sobre a identificação de cargas transgênicas para o comércio exterior é de que em quatro anos o material deve ser rotulado com o termo "Contém transgênicos". O agronegócio e a indústria queriam que fosse usada a expressão "Pode conter transgênicos".
Segundo uma fonte do Ministério da Agricultura, com a primeira opção, afirmando que o produto contém transgênicos, o custo do setor na exportação será extremamente alto porque, a partir dessa frase, é preciso especificar que tipo de transgênico tem o produto, o que não acontece com o "pode conter transgênicos", expressão generalizada.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.