| 23/04/2006 15h56min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que adotará uma série de medidas para proteger seu país da invasão de produtos dos Estados Unidos através da Colômbia e do Peru. Os dois países assinaram tratados de livre-comércio com Washington.
A assinatura dos tratados com os norte-americanos levou a Venezuela a se retirar da Comunidade Andina das Nações (CAN), formada pelos três países mais Bolívia e Equador. O Venezuela deixa de pertencer à CAN depois de ter anunciado oficialmente sua retirada no sábado, como conseqüência de uma situação concreta, segundo Chávez.
– A CAN acabou, foi morta – afirmou o presidente venezuelano.
Segundo Chávez, os tratados são expressões bilaterais do projeto global dos Estados Unidos de impor a Área de Livre-Comércio das Américas (Alca). O presidente venezuelano definiu a área como o projeto imperialista mais bem acabado que já existiu na história da humanidade.
– Convidamos a Colômbia e o Peru a se juntarem à Alternativa Bolivariana (Alba) para os povos de nossa América. Esse é nosso convite para destruir a maldição do capitalismo, para destruir esses fundamentos malditos do neoliberalismo, da concorrência de uns contra outros, da falta de solidariedade – disse Chávez.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.