| 25/04/2006 13h33min
O ex-presidente Alan García tem oito pontos percentuais de vantagem sobre o candidato nacionalista Ollanta Humala e é o favorito para ganhar o segundo turno e voltar ao governo do Peru, segundo pesquisa divulgada nesta terça. García, do Partido Aprista peruano (PAP), tem 54% das intenções de voto, contra 46% de Humala, da legenda União pelo Peru (UPP) e vencedor do primeiro turno.
Paradoxalmente, a conservadora Lourdes Flores, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, realizado em 9 de abril, teria mais apoio no segundo do que García, que governou o país entre 1985 e 1990. Ao todo, 56% dos peruanos estariam dispostos a votar na candidata da União Nacional no dia 28 de maio, enquanto só 44% votariam no ex-comandante do Exército Humala, de acordo com o instituto de pesquisa Datum.
As autoridades eleitorais devem divulgar nas próximas horas o resultado final da apuração do primeiro turno. Mas mesmo sem eles já ficou claro que Humala e García disputarão a Presidência na votação decisiva. Com 99% dos votos apurados, Humala obteve 30,70%, García, 24,33%, e Flores, 23,68%, segundo os últimos dados oficiais do Escritório Nacional de Processos Eleitorais.
De acordo com a pesquisa do instituto Datum, elaborada na semana passada e com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, 16% dos peruanos votarão nulo ou em branco no segundo turno.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.