| 26/04/2006 07h45min
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Néstor Kirchner, defenderam a necessidade de fortalecer a relação entre os dois países como ponto de partida para a consolidação do Mercosul. Os líderes se reuniram ontem à noite em São Paulo para debater a integração regional.
– Eles concordaram na necessidade de ratificar a decisão já tomada por Brasil e Argentina de formar uma aliança sólida e, a partir dela, aprofundar o Mercosul – explicou o chefe de gabinete do governo argentino, Alberto Fernández.
Segundo Fernández, o encontro não tratou somente do litígio entre Argentina e Uruguai pela construção de duas fábricas de celulose, da espanhola Ence e da finlandesa Botnia, na cidade uruguaia de Frey Bentos. O chefe do gabinete destacou que o encontro teve como pauta as relações brasileiras e argentinas.
– Esse é um problema ambiental que diz respeito à Argentina e ao Uruguai – resumiu Fernández.
O chanceler argentino, Jorge Taiana, definiu a reunião como muito boa, e confirmou que o tema central da mesma foi o fortalecimento da aliança entre Brasil e Argentina. No início do encontro, Kirchner presenteou a Lula uma camiseta do clube de futebol Racing, que tem o patrocínio da Petrobras.
Lula e Kirchner voltarão a se encontrar hoje em São Paulo. A reunião também terá a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.