| 02/05/2006 15h55min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve conversar ainda hoje por telefone com o presidente da Bolívia, Evo Morales, e com outros chefes de governo da América do Sul para tratar da decisão boliviana de nacionalizar as reservas de gás e petróleo do país. A informação foi dada há pouco pelo porta-voz da Presidência, André Singer, após a reunião de Lula com ministros, ocorrida no Palácio do Planalto.
– Dentre essas consultas que fará na parte da tarde a chefes de governo da América do Sul, ele (o presidente Lula) poderá ligar para o presidente da Bolívia – afirmou Singer, acrescentando que Lula não informou para quais presidentes telefonará.
A reunião que discute o futuro dos investimentos brasileiros na Bolívia continua nesta tarde.
A nacionalização das reservas foi anunciada ontem por Evo Morales e baseia-se em um referendo de julho de 2004, quando a população votou a favor de que a Bolívia recuperasse a propriedade de suas reservas. Na década de 1990, elas haviam sido privatizadas pelo então presidente Hugo Banzer. Com a decisão, os campos de produção das empresas estrangeiras na Bolívia, dentre eles, o da Petrobras, foram nacionalizados e estão sendo ocupados pelo Exército.
O porta-voz informou também que, durante a reunião, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, garantiu que não há risco no abastecimento de gás no Brasil. De acordo com Singer, "a Petrobras tem como garantir que o fornecimento de gás para o Brasil continuará absolutamente normal, de forma que os consumidores e as empresas não têm com o que se preocupar".
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.