| 02/05/2006 19h05min
O governo brasileiro divulgou nota oficial no início desta noite e reconheceu o direito do governo boliviano em nacionalizar as reservas de gás e petróleo do país. Segundo o documento, a decisão do presidente da Bolívia é reconhecida pelo Brasil como ato inerente à soberania do país. A nota informa ainda que o presidente boliviano, Evo Morales, garantiu a Lula a manutenção do abastecimento de gás.
Lula e Morales deverão se encontrar nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu (PR), segundo informações veiculadas pela rede de tevelisão Bandeirantes. Os presidentes da Argentina, Nestor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, também participariam da reunião.
– O governo brasileiro esclarece que o abastecimento de gás natural para seu mercado está assegurado pela vontade política de ambos os países, conforme reiterou o presidente Evo Morales em conversa telefônica com o presidente Lula e, igualmente, por dispositivos contratuais amparados no direito internacional. Na mesma ocasião, foi esclarecido que o tema do preço do gás será resolvido por meio de negociações bilaterais – diz a nota.
A nota diz ainda que o governo vai agir com firmeza e tranqüilidade no sentido de preservar os interesses da Petrobras. Também será garantido o relacionamento com a Bolívia, para que continuem as negociações do preço do gás. Lula e Morales deverão se encontrar nos próximos dias para tratar do impasse.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.