| 03/05/2006 18h01min
O título nacional já estava garantido no intervalo, depois da derrota do Valencia por 2 a 1 para o Mallorca. Mesmo assim, o Barcelona não se acomodou com a situação e venceu o Celta por 1 a 0, no jogo que fechou a rodada desta quarta-feira do Campeonato Espanhol. O Barça teve um primeiro tempo discreto, sendo que a grande chance pintou aos 3 minutos, com o sueco Henrik Larsson. O camisa 7 recebeu um belo lançamento de Ronaldinho, vindo da esquerda, mas acabou parando nas mãos do goleiro Pinto.
O gol da vitória veio apenas no segundo tempo, quando o título já estava garantido pelo resultado em Mallorca. O camaronês Samuel Eto'o recebeu a bola do holandês Mark Van Bommel dentro da área, se livrou de três defensores e tocou na saída do goleiro do Celta para marcar um belo gol. Foi o 25º gol do africano, que abriu dois gols de vantagem para o espanhol David Villa, do Valencia, na liderança da artilharia da competição.
Logo depois do gol, o técnico holandês Frank Rijkaard promoveu a entrada de Edmílson em campo, no lugar de Ronaldinho. Com um largo sorriso no rosto, o camisa dez deixou o gramado para ser poupado para a final da Copa dos Campeões da Europa.
O Celta ainda quase estragou a festa catalã em Vigo nos minutos finais. Aos 37 minutos, Jesus Perera recebeu um cruzamento da direita, dominou dentro da área e tocou na saída de Valdés, mas a bola caprichosamente bateu no travessão. Aos 43, foi a vez de Cannobio desperdiçar boa chance: lançado dentro da área, o jogador do Celta tocou na saída do goleiro do Barça, que conseguiu fazer a defesa e garantir o resultado.
O título do Barcelona conquistado nesta quarta foi o 18º de sua história, o segundo de forma consecutiva. A última vez em que uma equipe havia conquistado um bicampeonato espanhol foi nos anos de 1998 e 1999, também com o Barça. Curiosamente, o time catalão também era comandado por um holandês na época, Louis Van Gaal.
A equipe catalã ainda tem mais três jogos a realizar pelo Campeonato Espanhol, sendo que um deles, contra o Sevilla, foi remarcado depois de fortes chuvas castigarem o gramado do estádio do adversário, o Sanchez Pizjuan, no último dia 23 de abril. No entanto, a partida mais importante da temporada para o Barça ainda está para vir: será em 17 de maio, em Paris, quando o time irá disputar o título da Copa dos Campeões da Europa diante do Arsenal, da Inglaterra.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.