| 07/05/2006 18h07min
A Bolívia deve definir hoje os novos diretores das empresas petrolíferas instaladas no país, depois do decreto do presidente Evo Morales, que nacionalizou as reservas de gás e petróleo. O advogado e historiador José Luís Roca assumirá a empresa Transredes. As informações são da Agencia Boliviana de Información (ABI), a agência oficial de comunicação do país.
O ministro dos Hidrocarburos, Andrés Solíz Rada, informou que a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) está encarregada de nomear os novos diretores. Até a nacionalização, anunciada em 1º de maio, as Administradoras de Fondo de Pensiones (AFP) eram as responsáveis pela designação dos representantes bolivianos no diretório das empresas multinacionais.
O decreto presidencial estabeleceu a possessão, pelo Estado, de 51% das ações das empresas. A nova lei diz que as AFP estão obrigadas a transferir, gratuitamente, as ações bolivianas à YPFB, que representa 48% das ações da Andina, 48% da Chaco e 34% da Transredes.
Segundo Solíz Rada, a Andina está disposta a transferir as ações para que o Estado, por meio da YPFB, chegue aos 51% com a "única condição" de ter "participação ativa" no diretório.
– Tenho absoluta certeza de que vamos chegar ao mesmo destino – disse o ministro, acrescentando que o problema "mais complicado" está sendo na Transredes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.