| 08/05/2006 09h20min
O gasoduto que ligará Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia e Chile é a solução para o fornecimento de gás natural na região, disse nesta segunda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente.
Lula se reuniu na semana passada, na cidade argentina de Puerto Iguazú, com os colegas Néstor Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela) para discutir a obra.
– É um gasoduto muito grande que vai ter praticamente 8 mil quilômetros de extensão e isso pode resolver o problema do fornecimento de gás para o século. Estamos trabalhando nisso e fizemos a reunião para provar que nós precisamos encontrar formas negociadas para desenvolver toda a América Latina – acrescentou.
O presidente também disse que o papel do Brasil, maior economia da América do Sul, é ajudar os países vizinhos a crescer.
– O Brasil não quer ser uma ilha de desenvolvimento
cercada de países pobres. Nós queremos que todos tenham
chance de crescer um pouco –afirmou.
Lula destacou também que a melhor forma de resolver os problemas com a Bolívia é na mesa de negociação. Ele criticou os defensores da aplicação de medidas punitivas aos bolivianos por parte do governo brasileiro.
– Não vamos fazer provocação, não vamos fazer retaliação a um país que é infinitamente mais pobre do que o Brasil, um povo mais faminto do que o povo brasileiro. Eu sei que tem gente que gostaria que o Brasil fosse violento. A nossa política é de paz, é de acordo e é de sensatez e eu acho que é isso que vai contribuir para o Brasil – ressaltou.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.