| 21/05/2006 18h25min
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou neste domingo a La Paz, onde manterá na segunda-feira encontros com autoridades bolivianas e o presidente do país vizinho, Evo Morales. A reunião com Morales está marcada para as 16h (horário de Brasília).
Este será o primeiro encontro entre representantes do primeiro escalão de ambos os países desde Viena, há duas semanas, quando declarações de Morales contra a Petrobras durante a Cúpula União Européia-America Latina e Caribe fizeram a crise do gás chegar a seu auge.
Amorim disse que não negociará questões relativas ao decreto de nacionalização das reservas de petróleo e gás, função que cabe exclusivamente à Petrobras, explicou o chanceler. Segundo ele, sua missão será estreitar os laços bilaterais, via promessas de investimentos e abertura de mercado.
– O Brasil tem uma visão de engajamento de longo prazo em relação à Bolívia. Queremos ajudar o país a se desenvolver, não porque sejamos bonzinhos, mas devido à nossa proximidade. Tudo isso pressupõe que recriemos um clima favorável. Não fomos nós quem exploramos o estanho ou a prata da Bolívia – afirmou o ministro das Relações Exteriores.
Também estará na pauta, de acordo com Amorim, a questão fundiária, na qual o governo brasileiro pedirá a Morales que os direitos dos cidadãos brasileiros que ocupam terras na Bolívia sejam respeitados no processo de reforma agrária que se iniciou recentemente no país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.