clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/06/2006 21h27min

Torcedores peruanos são considerados os mais fanáticos

Brasileiros ficam em quarto em pesquisa realizada pelo Ibope

Nem brasileiros, nem argentinos. Os torcedores mais fanáticos por futebol, na América Latina, são os peruanos. E atrás deles, pela ordem, vêm equatorianos e mexicanos. Os brasileiros aparecem apenas em quarto lugar. Se alguém duvidar e quiser comprar briga, pode desistir: a fonte dessa surpreendente revelação é o Ibope, que ouviu cerca de 30 mil pessoas em dez capitais latino-americanas durante mais de um ano (entre julho de 2004 e novembro de 2005).

Entre as cidades pesquisadas estão São Paulo, Rio, Buenos Aires e Cidade do México, entre outras. O trabalho foi feito para o Target Group Index, que mede hábitos, tendências e produtos para clientes em 59 países. Como a pesquisa é inédita, o Ibope construiu, para medi-la, uma série de variáveis – se os pesquisados praticam futebol, se vão a estádios, vêem e ouvem jogos e programas de esportes.

– A partir dos números obtidos, criamos uma categoria de torcedores fanáticos – pessoas que preenchem ao menos três das quatro variáveis apresentadas. E gente que vive e respira futebol – explica o coordenador da pesquisa e diretor de negócios do Ibope Media, Roberto Lobl.

O que a pesquisa constatou: em Lima, no Peru, 18% dos moradores preenchem essa condição. No Equador, chegou-se a 15% e, no México, a 13% . Só depois aparecem os brasileiros, com 11%. Restou aos argentinos um modesto sexto lugar com 7%, Na média do continente, são fanáticos 10% dos consultados.

– Ficamos surpresos com o resultado e até ligamos para nosso pessoal no Peru para uma segunda checagem. Eles acharam os índices normais e garantiram: a população limenha é, de fato, fissurada em futebol – disse Lobl.

Um exemplo: quase metade da população masculina de Lima pratica futebol ao menos três vezes no mês. O Equador vence todo mundo em um dos dados essenciais: a média de torcedores que vai a campo. Em Quito e Guaiaquil, o índice é de 13%, contra 9% em São Paulo e Rio e 8% em Lima.

No Brasil, vai aos estádios um público predominantemente jovem: são 36%, entre 12 e 19 anos, 21%, de 20 a 24, e 20%, de 25 a 34 anos – números não muito diferentes dos da Argentina. Ver jogos pela TV é um hábito predominante no Peru (71%), Brasil (61%) e México (58%). Na Argentina, esse interesse cai para 46%.

Outra tabela mostra que o brasileiro é quem mais divide sua paixão por outros esportes na TV. Além dos 61% do futebol, o vôlei alcança 41%, o automobilismo 38% e o tênis, 23%.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.