| 16/06/2006 11h05min
A associação Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), único investidor a formalizar uma proposta no leilão da Varig, confirmou ontem que negocia com cinco potenciais investidores a forma de conseguir o dinheiro prometido pela empresa aérea. Entre os potenciais compradores está o ex-presidente da VarigLog, José Carlos Rocha Lima, atual presidente da Syn Logística, que contaria com o fundo de investimentos Carlyle como investidor.
O grupo norte-americano Carlyle administra recursos da ordem de US$ 39 bilhões e está envolvido em interesses nos mais variados setores da economia. Entretanto, é mais conhecido pelos seus negócios no setor de defesa. Conforme o blog do programa Gaúcha Hoje da Rádio
Gaúcha, o conglomerado de empresas é
extremamente criticado por contratar políticos importantes para os seus quadros de diretores, criando conflitos de interesse e suscitando suspeitas de tráfico de influência. A sede do grupo Carlyle está em Washington, na Avenida Pensilvânia, justamente entre a Casa Branca e o Capitólio, o edifício do Congresso dos Estados Unidos. Ainda de acordo com o Blog do Gaúcha Hoje, o atual presidente norte-americano George W. Bush estava desempregado em 1990, quando foi contratado para integrar o conselho de diretores da Caterair, uma empresa de alimentação no setor aéreo e que pertencia ao grupo Carlyle à época. Bush deixou a empresa dois anos depois para ser governador do Texas, cargo que ocupou até a corrida presidencial que garantiu sua chegada à Casa Branca. O pai do atual do presidente norte-americano, o ex-presidente George H. W. Bush, foi conselheiro sênior para a Ásia da Carlyle até outubro de 2003.
As relações entre o grupo Carlyle e o poder são mostradas no livro House of Bush,
House of Saud
e no filme Farenheit 911, de Michael Moore.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.